A banda larga sem fios que revolucionar o mercado está quase a chegar Embora a sua introdução tenha sido lenta, a inclusão de placas WiMAX nos notebooks Centrino do próximo ano contribuirá certamente para o êxito do esforço da Intel, que visa fazer dessa tecnologia o padrão efectivo da banda larga sem fios. Já analisámos a tecnologia WiMAX pela última vez há algum tempo, por isso, aqui vai uma breve recapitulação do que é e do que faz.
Conhecida tecnicamente como padrão 802.16 e regida pelo WiMAX Forum (www.wimaxforum.org), a WiMAX tem sido desenvolvida e comercializada em grande medida pela Intel. Trata-se de um cruzamento entre a ligação Wi-Fi baseada em endereços IP que todos conhecemos e adoramos nas nossas casas e a ligação de tipo celular dos telemóveis. Resultado: Internet com velocidade de banda larga (são possíveis velocidades teóricas de 70 Mbps) entregue directamente no seu portátil, onde quer que esteja.
Há um certo número de inconvenientes. Provavelmente a WIMAX nunca será tão generalizada quanto, digamos, a rede de telemóveis, e as velocidades realistas rondam os 10 Mbps. Não obstante, a sua implementação é relativamente barata, e a Sprint conta ter a maior parte dos EUA coberta pela rede WiMAX até ao fim do ano. A maioria dos países dispõe actualmente de pelo menos uma rede WiMAX de avaliação em funcionamento; em Portugal, as coisas ainda estão em “banho-maria”, apesar de haver atenção especial por parte dos operadores, sobretudo tendo em conta a morfologia do território e a incapacidade de fazer chegar sinal em condições a muitas zonas do País.
Independentemente do que acontecer à WiMAX, levará certamente as operadoras móveis que oferecem o acesso 3G a 1 ou 2 Mbps a baixar um pouco os preços. Em termos de representar uma vantagem na venda de portáteis, contudo, isso não corresponde inteiramente à realidade. Afinal de contas, o Centrino e o Puma não são as únicas escolhas disponíveis. Muitas empresas combinam as suas tecnologias de modo a oferecerem diferentes placas gráficas e chips Wi-Fi, por isso não espere que a WiMAX apareça exclusivamente nos portáteis Intel no caso de pegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário